Introdução ao Eneagrama

 

Origem do Eneagrama


 

Original do Grego, Ennea significa nove e Grammos, pontos ou ângulos.

Nove Pontos. Nove Vertentes. Nove Mudos. Nove Visões.

 

O ENEAGRAMA é a ciência holística representada na Estrela de nove pontas, guardiã da formula capaz de religar o homem ao seu Ponto Original.

É o sistema que nos permite conhecer as nove Essências e identificar as múltiplas personalidades. Amplia a nossa  visão e nos faz perceber, com clareza, que dentro do nosso planeta coexistem  nove “mundos”, compostos por seres, formas, costumes e aptidões diferentes.

 

O estudo vivencial do Eneagrama  desperta a nossa consciência  mostrando quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e onde devemos chegar.

Até o nosso acordar nos comportamos como máquinas que estão sempre a serviço do passado ou do futuro, repetindo atitudes comportamentais que, na maioria das vezes, nos fazem alcançar resultados desastrosos.

 

O despertador nos mostra que só a nossa idéia em relação ao tempo o divide em passado e futuro. A vida é o agora que contém a realidade da nossa existência na Terra. Viver o presente promove a dissolução do julgamento interno e generalizado, nos conduzindo na busca do entendimento do Todo. Esse entendimento advém da própria sensação e da percepção do outro.

O auto-reconhecimento dissolve as amarras libertando nossa energia vital e fazendo florescer os talentos naturais. O contato com a realidade nos leva ao amadurecimento transformando nossos incômodos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais em prazer divino, que nos aproxima mais e mais da Fonte Essencial.

 

O segredo revelado na estrela de nove pontas foi resgatado a mais de cinco mil anos na Grécia Antiga, tornando-se precioso tesouro. Conta a historia que Pitágoras quando esteve na Pérsia e tornou-se discípulo de Zoroastro, reconheceu a grandeza dessa Ciência e a partir dela fundamentou todos os seus teoremas, “brincando com os números de 1 a 9,” e a  associou Criação do Universo, a Árvore da Vida, a Sagrada Kabala…

 

Apesar de milenar, a sabedoria contida no Eneagrama  só foi trazida ao Ocidente no século 20, por G.I. Gurdjieff, pensador russo, que a recebeu de forma tradicional dos místicos guardiões da Irmandade Sarmouni. O Sr. Gurdjieff fundou a Escola do Quarto Caminho, preparando discípulos destinados à propagação da Ciência logicamente amorosa, chamda de Eneagrama.

 

A linguagem ocidental do Eneagrama foi desenvolvida por muitos estudiosos, dentre os quais destacamos o psiquiatra chileno Dr Cláudio Naranjo que, por meio de um trabalho minucioso, repassou o conhecimento à muitos alunos; a americana Helen Palmer, que tem inspirado propagadores e novos buscadores e a brasileira Amrit Racile que há muitos anos viveu na Índia, onde junto aos Mestres Sufis, reencontrou o simples mistério da vida.

 

Já há algum tempo, em vários lugares do mundo, o Eneagrama é utilizado com sucesso para seleção e capacitação pessoal em empresas e organizações bastante importantes, tais como a NASA e o FBI.

As faculdades Estácio de Sá (Rio de Janeiro ) Getúlio Vargas (São Paulo), a Universidade de Stanford( USA), uma das mais conceituadas do mundo na área de estudos sobre comportamento humano,dentre outras, já integraram nos seus cursos essa preciosa e prática ferramenta de gestão e aperfeiçoamento das relações interpessoais,  por entenderem a importância da  utilização e propagação dessa ciência.

 

Utilizando esse conhecimento, as Empresas selecionam seus profissionais de forma adequada, o homem certo no lugar certo, facilitando o aprendizado das tarefas de acordo com as habilidades naturais de cada um, melhorando o desempenho profissional. Assim, os desastres diminuem e a produtividade aumenta, levando o projeto ao sucesso esperado.

A identificação correta da personalidade potencializa a utilização dos dons primordiais, maximizando a força produtiva.

 

O Eneagrama é a ferramenta destinada ao terceiro milênio indispensável a todos, pois sua aplicação traz benefícios imediatos e permanentes aos planos individual e coletivo.

Certamente as relações interpessoais nas empresas serão bem mais cordiais e objetivas, tanto no âmbito do quadro funcional como no contato com clientes e colaboradores externos.

No plano pessoal, essa preciosidade ensina que só por intermédio da observação constante pode-se alcançar o entendimento da nossa grandeza divina.

 

Quando o Mestre interior desperta, o homem torna-se o Ser consciente dos seus atos. Então, ele percebe que o seu maior defeito e o seu pior pecado são apenas as distorções da sua maior habilidade e sublime virtude. Compreende que tudo o que acontece em sua vida, de bom ou de ruim, é de sua inteira responsabilidade. Assume que Deus e o diabo não são responsáveis por nada. Eles apenas colaboram para que a vontade humana determine seu destino, fazendo valer a sagrada lei do Livre Arbítrio.

 

O ENEAGRAMA é a Quinta Essência que promove a Alquimia lógica, objetiva, amorosa e prática. O reencontro com a nossa verdade pessoal nos permite o equilíbrio  da estrutura da nossa vida formada pelos cantos material, emocional, mental e espiritual, nos ensinando a conquistar o tão sonhado Céu, trazendo-o e  vivendo-o aqui na Terra.

 

Desde 1993 Amrit Racile faz parte da bendita propagação do Eneagrama no Brasil. A essa mestra, nascida da Sabedoria Onisciente, serei sempre grata pois, por meio do trabalho bem feito, me fez recordar a linguagem inteligentemente lógica do Eneagrama, que me permite hoje realizar minha tarefa.

 

Marise Atmo Salonee