E n e a t i p o   9

 

Empregado

 

Apesar da lentidão corpórea faz bem feito o trabalho a ele destinado.

Apesar de ambicioso não luta por ascensão. Sonha muito, mas faz pouco por merecer.

Astutamente convence  a  si  mesmo  que  preguiça  é  igual  a  paz.  Para  manter  essa  paz  preguiçosa,  o  9 evita qualquer situação que o obrigue a participar de um conflito e tomar uma posição.

Preserva a política da boa vizinhança ouvindo todos os colegas separadamente para poder concluir que todos têm razão.

Trata com delicadeza calorosa a todos e sempre tem tempo para ouvir ou servir alguém. Distribui afetividade sincera, coopera com todos e tem a capacidade de manter em paz o ambiente onde trabalha, mesmo sem ter consciência disso.

 

 

Patrão

 

Mantendo-se sentado confortavelmente mais tempo do que o necessário, o patrão 9 perde o foco das coisas ao seu redor.

Confundindo  preguiça  com  o  despojamento  amoroso  da  própria  energia,  faz  um  grande  esforço  para  ser  o bonzinho que se preocupa com a paz do mundo e o progresso de todos.

Ostentando  a  medalha  virtual,  que  lhe  confere  o  título  de  cidadão  do  mundo,  o  ego  aprisiona  a  energia materializadora.

Apesar  de  toda  capacidade  física,  bondade  de  coração  e  espírito  empreendedor,  infelizmente,  devido  à

lentidão, a maioria dos empresários desse tipo não consegue concretizar boa parte dos seus objetivos.

Acordados são empresários prósperos e felizes que compartilham a fartura com todos os   seus colaboradores, incentivando-os a galgarem novos postos, dizendo-lhes que o céu é o nosso limite.

 

 

Família

 

São pais e parceiros extremamente carinhosos, pacientes, bonzinhos ou exageradamente irritados.

Valorizam  lembranças  da  família  como  um  patrimônio  sagrado.  Assim,  memorizam  todos  os  detalhes interessantes criando o enredo que, um dia, num tempo qualquer, contará a história da sua bendita saga.

O filho 9 é risonho, inteligente, respeitoso, carinhoso e tem bochechas que dá vontade de apertar.

Ele  sabe  que  é  visto  assim  e  se  utiliza  disso.  Ora,  se  os  pais  reconhecem  todas  essas  qualidades,  como reclamar da preguiça, do desleixo, da pirraça, do esquecimento de tudo, do desdém silencioso e da gula?

 

 

Amizade

 

Tendo a capacidade de registrar sensações, sentimentos e impressões o 9 transforma-se em um espelho capaz de refletir, quase que fielmente, as sensações dos outros comunicando-se com facilidade.

A  presença  amiga  do  9  é  muito  confortável  à  todos,  principalmente  àqueles  que  precisam  ser  ouvidos, compreendidos e apoiados.

Apesar de letargia física e da paixão pelo sono, o eneatipo 9 é capaz de percorrer grandes distâncias em plena madrugada, só para ouvir, apoiar, socorrer um amigo.

Companheiro leal, paciente e amoroso promove conforto à todos os seus amados.

 

 

Pessoal

 

Apesar de toda bondade de coração, paciência e inteligência o 9 existe como se não existisse. Vive num estado letárgico que o leva a confundir sonho com realidade.

Na  maioria  das  vezes,  a  bondade  serve  para  camuflar  a  alienação  de  si  mesmo  e  a pacificação torna-se a droga que o ajuda a suspender a energia primária que grita por luta.

Ninguém é mais bondoso e pacificador que a Essência 9.

 

 

Idealização do ego

 

Ser delicado, orientador, mediador e pacifista é o seu ideal.

Movido  pela  vontade  de  ajudar  a  todos,  o  ego  bonzinho  não  percebe  que  está  cada  vez  mais  indiferente consigo mesmo.

Deixar de ser espelho do outro e tornar-se refletor da própria vontade é a única saída do labirinto mental.

 

 

Crescimento

 

Tendo aprendido o valor do laborioso trabalho físico que exige presença corpórea, o Raio 9 entra em contato com a individualidade da sua alma comunitária.

Com o espírito amadurecido e o corpo acordado atinge o ponto de crescimento.

Agora, ele entende que a luta nascida da fricção constante é a única maneira de manter a Paz.

Ativada a fornalha instintiva, o medo do conflito desaparece dando lugar à firmeza de caráter que decide com imparcialidade. Agindo dessa maneira, a Essência 9 cumpre seu bendito destino de mediador e apaziguador.

O Raio 9 é o pacificador que, para evitar a guerra, luta em favor da Paz.

 

 

 

Marise Atmo Salonee

 

Conheça a si mesmo. Faça a vivência de Eneagrama. Entre em contato...Click