E n e a t i p o   4

 

Empregado

 

O Tipo 4 traz consigo o toque diferenciado e precisa de uma colocação que o distinga dos demais. Sua inteligência e criatividade devem  ser reconhecidas pelos superiores.

Faz de bom grado o trabalho que lhe possibilite a utilização de seus dons artísticos ou intelectuais, destinados leva-lo  ao destaque social.

A inteligência, a sensibilidade, a elegância, a perfeição da  arte  que transporta estão refletidas em tudo que por ele é tocado.

Todo seu fazer é artístico e o seu toque deixa uma marca original.

Quando está fazendo o que não gosta por falta de opção ou necessidade financeira, sente-se humilhado e injustiçado. A revolta silenciosa o faz assumir uma postura de distanciamento e insatisfação.

Quando satisfeito, entrega-se de forma incondicional buscando o aprimoramento constante que resulta em sucesso para todos os envolvidos.

Sendo o transporte de todas as Artes é capaz de representar qualquer pessoa ou setor, encarnando o papel adequado à  cada situação de maneira perfeita.

 

 

 

Patrão

 

Apesar da aparente delicadeza, da voz macia e do sorriso constante, é autoritário e lidera com punho de ferro. Aparenta saber mais do que verdadeiramente sabe, exigindo o máximo desempenho e cobrando caro a mínima falha.

Mais do que o sucesso financeiro o 4 busca notoriedade e distinção. Assim, fica atento a qualquer coisa que possa denegrir a imagem de sua empresa. Fria, traquila e profundamente analisa todos os ângulos da situação, para de maneira segura fazer o problema desaparecer.

Valoriza os seres sensíveis, românticos e cultivam o bom gosto e lutam por uma posição social.

Em  situações  dramáticas  sua  capacidade  de  reação  é  surpreendente.  Consegue  reunir  e  liderar  pessoas incompatíveis em torno do mesmo objetivo. "Vencer ou morrer" torna-se seu lema.

O líder 4  só  consegue prosperar quando está emocionalmente envolvido com seus negócios e mantém uma relação respeitosa com sua equipe.

 

 

Família

 

Para o 4 uma família socialmente bem constituída é uma necessidade vital. Porém, apesar de sentimentos profundos não consegue expressá-los àqueles que o cercam.

Educa de forma intelectualizada e tende a usar lentes cor-de-rosa quando está propagando a conduta  dos filhos.

Faz questão de que seus familiares adquiram traquejo social e hábitos refinados.

O eneatipo 4 é um companheiro gentil, misterioso e luxuriento.  Porém, quando enciumado  investiga friamente. Encontrando motivos, se não estiver centrado, arquiteta e realiza uma vingança.

Feliz e seguro consegue transformar sua relação afetiva num "eterno" conto de fadas. Vice cercados de mimos pois comportam-sem como adolecentes carentes de cuidado, proteção e ternura.

 

 

Amizade

 

As relações do eneatipo 4 são refinadas, porém distantes.

Tem pouquíssimos amigos, apesar de conhecer toda a nata social.

Raramente abre os  salões,  mas  quando  isso  acontece  mostra-se  o  perfeito  anfitrião  para  os  selecionados.

Mesmo supervalorizando a vida social, dificilmente aceita convites.

O eneatipo 4 é amigo leal, bom ouvinte, vivencia a dor e alegria dos selecionados e adora segredos. Acreditando-se único, procura assumir um lugar de destaque onde quer que esteja.

De quando em quando distancia-se de todos assumindo uma postura anti-social e encastelada.

 

 

Pessoal

 

Alimentando-se do exagero emocional, o ego super valoriza os sacrifícios vividos na busca de objetivos difíceis de serem conquistados.

Garimpa o passado buscando justificativas para a dor do presente. Assim, reforça a falsa crença de que tudo é muito difícil e que por isso sente-se um estranho no ninho.

Despreza o que tem supervalorizando aquilo que não possui, transformando o menor problema em um grande drama.

 

 

Idealização do ego

 

O ego 4 esforça-se para mostrar-se artístico, impetuoso, gentil, criativo, original, temperamental, elegante, refinado, e atrativo.

A dormência instintiva é tão grande que não o deixa  perceber que tentando produzir tais condições apenas sonha consigo mesmo.

Ao acordar, entende que o sonhador e o sonho são os dois aspectos de sua natureza divina.

Voltando à realidade cumpre a tarefa de reformular o passado e embelezar o presente, cooperando para a construção de um futuro feliz para todos.

 

 

Crescimento

 

Religado ao valor que dissolve a sensação de insignificância que conflita com a ilusão de ser especial, o 4 caminha para o crescimento.

Reconectando  com  a  realidade  sente  o  movimento  de  sua  energia,  a  intimidade  dos  seus  pés  com  a  terra  e observa as belezas do seu caminho.

Quando desperto liberta-se do teatro mental, assumindo o seu verdadeiro papel na vida.

Livre da inveja de si mesmo entrega-se ao movimento natural sem nenhuma preocupação.

A entrega confiante do Raio portador da arte enriquece o Universo por meio do embelezamento que revela o toque original.

A  manifestação  da  Originalidade  rompe  barreiras,  quebra  tabus  e  proclama,  no  barulho  ou  no  silêncio,  a liberdade de expressão.

 

 

Conheça o Tipo 05